segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A gente também deixa de correr

A imagem que nós temos de alguns corredores é daquelas pessoas que não largam a corrida para nada. Vislumbro pessoas assim.

Faça chuva, faça sol, contra todas as intempéries, suprimem compromissos e estão lá, firmes e fortes, treino a treino, corrida a corrida, e tome planilha. Tem gente que é maluca por corrida. E é assim mesmo.
Mas há momentos em nossas vidas que deixamos de lado a loucura, para fazer o que deve ser feito. Sob pena de, se não o fizermos, abdicarmos de valores que, com certeza, nos trouxeram até aqui.

Sábado eu estava preparado para mais uma corrida, a 26ª da minha “carreira”, se posso dizer assim. XIV Circuito Nacional de Corrida do Carteiro – Etapa Regional Minas Gerais 2010, na última versão a ser corrida no centro de BH, já que para o ano que vem, novo percurso: Lagoa da Pampulha (uma pena, já que circuitos com trajetos “alternativos” à Pampulha são mais interessantes, diferentes e nos fazem olhar a cidade de outra maneira).

Mas logo tive uma notícia que me deixou feliz, pois estaria em BH, no sábado, no última dia de sua estada em terras mineiras, meu amigo Oswaldo, acompanhado de sua família, dando o ar da graça (“graça” só me traz boas lembranças) por aqui.

Não vou tecer aqui comentários sobre a pessoa do Oswaldo, sua saga (e a minha também, há vinte anos atrás, lá pelas bandas de Goiás, com meu amigo Helton). Num blog de corredor, que se propõe a escrever sobre corrida, haveria aquele natural desvio do assunto.

O que quero ressaltar é que já deixei de correr algumas provas por razões diversas, que me colocaram “à prova”. Mas também há razões que nos fazem pensar que, se a gente acha que correr é “tudo”, tudo é mais ainda.

No sábado, deixei de correr e não me arrependo. E valeu à pena, pelo contato, pelas lembranças revividas, pelos valores reafirmados, pelo aperto de mão, o abraço carinhoso e, lógico, o churrasco e a cerveja.

Eu sou o Ricardo e no sábado desisti de mais uma prova. Não foi a primeira e não será a última.

Nenhum comentário :