domingo, 25 de novembro de 2012

Motivação: qual é a sua?

* por Pati Gomes

Um convite irresistível, especial, irrecusável: colaborar neste blog! Escrever sobre corrida é um prazer e, mais do que isso, é uma possibilidade de trocar ideias, experiências, emoções. Quem mais se beneficia com isso sou eu, fato!

E por onde começar? Enquanto fazia meu treino de hoje, pensava no que me faz correr, qual a minha motivação para praticar este esporte.

Sou uma corredora de fases: tenho épocas de muito comprometimento com os treinos, dedicação integral, geralmente motivada por uma prova alvo. Em outros momentos, me proporciono períodos de relaxamento, em que curto a corrida por si só, sem lenço nem documento...

Tenho duas motivações para me dedicar à corrida: bem estar físico e tranquilidade mental.

A corrida foi o esporte que me seduziu, que me encantou, pelo qual finalmente consegui me identificar, desde o início, há cinco anos. A possibilidade de praticá-lo sem depender de outras pessoas, em qualquer lugar, em qualquer tempo me traz uma liberdade que nenhum outro esporte poderia me dar.

E como me sinto melhor depois de um belo treino! Correr limpa minha mente, reflito sobre minha vida, organizo minha semana, penso sobre a vida. Às vezes, é o contrário que acontece: mente limpa, só observando o meu corpo, respiração, passadas... Bom demais!

Por isso, gosto de treinos e provas longas, não sou uma corredora veloz e nem pretendo me transformar em uma. Admiro aquelas pessoas ficcionadas em paces, em treinos de tiros, em provas de 5K. Mas me identifico com os longões, com a cadência. Adoro meias-maratonas, distância perfeita, tanto em termos de tempo, quanto de treinamento exigido.

E você? Qual sua motivação nas corridas?

Um beijo e vamos trocando ideias!


Nenhum comentário :