sábado, 11 de dezembro de 2010

O que nos move? (ou: a primeira Volta a gente nunca esquece)

logo_eventoDeitado na minha cama, de pernas para o ar, num descanso merecido, me fiz uma indagação que, por falta de resposta imediata, gerou a ideia deste post. #tavaatoa
O que te move? Ou melhor, o que nos move? Move up yourself!

Participei nesse fim de semana da XII Volta da Pampulha – minha estreia na prova – corrida sediada na capital mineira, no entorno da Lagoa da Pampulha. São 17,8 km de percurso e, nesse ano, sob um sol escaldante. No ano passado havia feito a inscrição para a corrida mas, por aquelas questões que a gente jamais vai esquecer na vida, típica de um amador, desisti de corrê-la. #frustacao

A orla da lagoa é a minha segunda casa; é lá que eu geralmente treino, nos fins de tarde desse belo horizonte. Meu longão, como não podia deixar de ser, é a própria volta à Lagoa. Então, a corrida em si, no domingo, não me causaria nenhum surpresa, por ser o local a minha “pista” de treino. #treinododia

Ocorre que fui tomado de uma ansiedade ímpar na sexta-feira pré-prova, logo eu, um cara centrado, por conta do que se prenunciava a ocorrer – e de fato aconteceu – que foi o encontro com os festivos e alegres Twittersrun. Uma COMUM UNIDADE de pessoas que seguem um mesmo objetivo: correr. Cada qual no seu tempo, cada um no seu ritmo, mas todos, sem exceção, vibrantes na corrida. #twittersrun

Costumo sempre dizer lá no twitter que temos que honrar a camisa, ou seja, bora lá correr e, no domingo, a camisa que honramos, literalmente, arrasou.  Todo mundo ali, “bunitinho”, uniformizados, iguaizinhos aquelas crianças no primeiro dia de “aula”, no Jardim de Infância (… ainda existem nessa concepção? #saudadesdomeujardim).

Antes, na noite anterior, a galera se confraternizou num jantar, que bombou, na descontração, na audiência, no reencontro, enfim, #tudodebom #queromais.
036Aquela ansiedade que mencionei aí três parágrafos acima logo passou, com as mensagens dos parceiros e o “findi” foi perfeito.  Aliás, quase, porque os sóis  literalmente derreteram nossos miolos. E aqui, um #desabafo: por que as provas da Yescom sempre começam às 9h? É muito sacrifício para os atletas, tenham dó!

Devo mencionar ainda a inédita experiência – primeira e ficará na única mesmo – de correr “tuitando”, já de olho na matéria que a Globo Minas estava construindo sobre a gente. Pensei comigo: veja só, se somos #twittersrun, por que não tuitar a corrida? Lógico que a ideia não foi nenhum pouco original, pois temos colegas que já gravaram e filmaram toda uma corrida. Esses fatos nos fizeram celebridades instantâneas, com os nossos minutinhos de fama.

Mas, retornando aqui ao título do post, solicito a ajuda de você leitor, para encontrar algumas respostas?
  • O que move um pai a rodar vários quilômetros, deixando esposa e filho recém nascido na maternidade, e vem do interior para a capital?
  • O que move pessoas de diversas localidades encomendarem doces de outra, também vinda de tão longe, carregando as encomendas na bagagem, quando em qualquer Mercado Central a gente encontra essas delícias?
  • O que move alguns a quererem retornar no próximo ano, para repetirem tudo de novo, quando nesse ano enfrentaram um caos aéreo que as fizeram dormir no chão do aeroporto?
  • O que move o desprendimento e a disponibilidade de quem ficou por conta da organização, cujo “evento paralelo” se tornou mais comentado do que a própria corrida em si?
  • O que move alguém a deixar pra trás festa em família, a chegada de um parente distante, esposas e esposos, namorados e namoradas?
  • O que nos move a sair domingo cedo de casa, recusar caronas para o local da prova, encarar um transporte coletivo, se dirigir ao centro da cidade, para, “simplesmente”, se juntar a outros e ainda pagar por isto?
  • E o que move aqueles que não foram correr, mas se mostraram ali presentes, bancando o “staff” de apoio?
Afinal de contas, o que move essas pessoas????

Leitor, se você não consegue responder a essas perguntas, experimente correr, crie um perfil no twitter e comece seguindo o @twitersrun. Depois você me conta.

E se você já corre, deixe um comentário aí dizendo o que te move.

Pois eu sou o Ricardo e sigo construindo a minha história. Follow me …. if you can!
Twittersrun-76

7 comentários :

Anônimo disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
---ooO--(_)--Ooo-
Ricardo, bom dia, muito bom o post, bom o que me move a correr é a paixão pela corrida, o que move correr é a paixão pela minha saúde, e o que me move a correr é a paixão de fazer novas amizades nas corridas, bahhh meu amigo são tantos motivos que a minhas msg ficaria enorme aqui no seu blog...Meus parabéns por concluir a Volta da Pampulha é isso ae e que venha novos desafios para nós corrermos.

Bom final de semana e bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Pati Gomes disse...

Grande companheiro!
Texto muito bacana e essa pergunta me faço praticamente todos os dias, desde que comecei a correr.
Eu era movida pela busca da melhor forma física, sem o enjoamento das academias.
Depois fui movida pela superação dos desafios diários, dos treinos cada vez mais longos.
Mas a corrida se tornou diferente depois que surgiram os #twittersrun. Ali encontrei a verdadeira essência, o que me move: o convívio e a amizade com pessoas tão diferentes, mas todas sensacionais!
Grande beijo!

SMJ disse...

Grande Ricardo!
Parabéns pelo post! vc escreve muito bem!

O que me move? O desafio de superar a briga interna entre, continuar correndo ou parar?!

Abraço!

Alexandre Scaldaferri disse...

Grande Companheiro, esta pergunta precisaria de um livro para ser respondida, pois são tantas coisas simples e complicadas que desencadeiam outras coisas como prazer, satisfação, companheirismo, alegria, felicidade. A corrida para mim é um remédio milagroso que serve para curar qualquer problema e serve para aumentar a alegria de qualquer situação.
No final o que me move são as pernas, uma na frente da outra.
Grande abraço
Alexandre Scaldaferri

Giordano disse...

Muito bom o post Ricardo! Assim como a chamada para a reflexão. Creio que não haja uma resposta única e simples. No meu caso, o que me move acima de tudo é a busca pela satisfação pessoal. E isto é o que a corrida esta me proporcionando. Seja no bem estar proporcionado pela atividade física em si, como pelo companherismo das novas amizades feitas através do Twittersrun. Então, vamos nos movendo, afinal pedras que rolam não criam limo!

benitoricoy disse...

Ricardo, bom dia, mais um post bem escrito e que descreve com perfeição o que ganhamos com nossa corridinha de cada dia.
O que nos move é sempre tentar superar nossas metas, sonhos, desafios, realizações, ainda mais que em corrida quando vc supera uma, vc ja planeja outra.
Valeu...

Luiz Felipe disse...

Excelente texto Ricardo...

Vou aproveitar pra ver se alguém responde o que nos leva a fazer isso.. até hoje (com 4 anos de corrida) me pergunto o pq de fazer tanto sacrifício (acordar cedo aos Domingos?? Isso era impensável pra mim!!!)...

Abs!
Luiz Felipe
@lfmotta