quinta-feira, 22 de novembro de 2012

All in all you were all just bricks in the wall

“No! Don't think I'll need anything at all. 
All in all it was all just bricks in the wall. 
All in all you were all just bricks in the wall .”

Em nossa trajetória como corredores, é muito comum nos depararmos com os muros que obstaculizam a nossa caminhada (corrida). Lesões são espécies de muros, mas não o objeto de nossa abordagem nesse momento.

Aponto aqui aqueles muros que, literalmente, nos impedem de continuar um treino ou uma corrida, cuja abortamento é certeiro ou, ainda, aqueles que, momentaneamente, dificultam a nossa continuidade do nosso trajeto. 

Pode aparecer em qualquer momento, em qualquer distância.

Quem é que nunca ouviu falar da expressão "bater no muro" durante uma maratona? Nesta prova, psicológico ou não, o muro está lá e poderá ocorrer a qualquer momento. Normalmente, fica lá pelos corridos 32 km.

Mas noutros momentos, ele aparece quando a gente menos espera. Ou espera!

Na 1ª edição da  K21 Rio Half Adventure Marathon, realizada em Arraial do Cabo, na região dos lagos do Rio de Janeiro, ele estava lá, logo no começo da prova: após a largada, ainda no km 1, uma ladeira contendo uma escadaria com barcos atracados, fazendo com que se formasse uma verdadeira fila indiana de corredores, alguns mal educados, outros afobados, enfim, um paredão à nossa frente. Onde se gastaria 5 minutos para atravessar, muitos levaram quase 30.


Na Vila do Farol K42 Bombinhas Adventure Marathon os "muros" estão espalhados ao longo da prova, nas trilhas em subidas e descidas, o tal do costão, e morros intermináveis. Verdadeiros obstáculos ao longo do trajeto, nos colocando à prova o tempo todo. Este ano, mais uma vez, o meu  objetivo era parar em pé, já que a primeira trilha estava enlameada, esburacada, escorregadia, nos convidando o tempo todo a ir para o chão. Um verdadeiro "muro" lá pelo km 7, havendo muito prova pra correr ainda......

Certa vez participei de uma outra prova, a Jungle Run, em Belo Horizonte, em que o muro ficava no km 3 onde,  na edição de 2011, só era possível subir com a ajuda de uma corda colocada à disposição pela organização do evento. Ora, tornou-se uma verdadeira corrida de aventura, pois sem a tal ajudinha era impossível vencer a muralha.

Mas qual não foi a minha surpresa em tomar conhecimento de um "muro" nada agradável para os corredores, ocorrido na All limits - Lagoa dos Ingleses, na cidade de Nova Lima, onde um enxame de abelhas atacou os corredores, logo no início da prova, entre os km's 2 e 3. 

Isso mesmo, pasmem, abelhas provocaram um verdadeiro surto nos colegas, atacando vários, instalando verdadeira confusão, ferroando várias pessoas, causando verdadeiros mal estar nos presentes. Quase uma tragédia.

Enfim, preparados ou não, fato é que os muros estão aí para nos desafiar na corrida. Em alguns momentos, haja pacientemente; noutros, tenha fé; persevere; continue; reflita. E encare do jeito que der.

E você, já enfrentou algum muro?

Nenhum comentário :