sábado, 23 de abril de 2011

A sonhada ponte

“Quando era menino
Eu via a lua saindo
Pensava assim comigo
Um dia eu vou lá
De jeep ou caminhão
De barco ou de avião
Se eu não puder voar
Cresceu meu coração
Me trouxe outra emoção
E o sonho de menino
Voou... voou...”
Sonho de menino, Paulinho Pedra Azul

Todos nós temos sonhos. Ao longo de nossas vidas, vamos sonhando, idealizando, construindo, realizando…

Como toda criança sonhadora, lá na minha infância tive um que nunca me saiu da cabeça. O meu sonho de menino era andar toda a extensão de numa ponte enorme, cuja foto eu havia visto numa revista: a Ponte Presidente Costa e Silva ou, simplesmente, Rio-Niterói.
ponte-rio-niteroi
Não me pergunte o por quê! Criança sonha cada coisa…

Eis que cresci e num desses momentos em que procuro realizar sonhos acalentados durante esta minha existência, há dois anos atrás, presente no Rio de Janeiro, fiz aquele trajeto sonhado, de carro. No Guerreiro do Asfalto, meu quatro rodas que me leva aqui e ali, lá fui eu. Contudo, já na ida, percebi que faltava algo; o menino interior que há em mim não estava se sentindo satisfeito. Ora, eu queria era andar por aquele asfalto…

Ainda bem que outras pessoas sonham. Neste mundo construído (e destruído também) por malucos sonhadores, alguém vai lá e resolve promover o que pra mim era inimaginável: uma Corrida da Ponte. Não pensei duas vezes, não titubeei, fiz lá a inscrição e me programei. Mal sabia eu que encararia a “Morrida” da Ponte, mas, querido leitor, estava ali a grande oportunidade de realização de mais um sonho.

Vinte e um quilômetros e quatrocentos metros não é pra mim algo invencível, já que tenho oito meias maratonas no lombo. Ocorre que correr 21,400 debaixo de um sol/sensação térmica de 39º, sem um brisa qualquer de alívio, transforma qualquer corrida em quase uma morte súbita.

Dramas à parte (vários parceiros relataram pelos blogs e fóruns as dificuldades da corrida – p.e., Run for Free, Yara Achôa), totalmente alheio às intempéries, fui lá fazer uma corrida diferente, pois o meu intento era a concretização do sonho: andaria, a passos largos, toda a extensão daquela obra de engenharia que brilhou os olhos de um menino, anos antes. As dificuldades, não me importavam. O importante, parceiro, é que a missão dada, tem que ser cumprida.

O tempo de 1h47m52s me separou do ponto de largada do ponto de chegada. Mas a duração dos 13km de transposição da ponte, em toda a sua extensão, se de um lado penoso e cansativo, de outro maravilhoso, com a Baía da Guanabara ali, o Rio acolá, e eu fazendo o que de melhor gosto nesta vida, não precisa ser medido. Ressalte-se, ainda, que a medalha – a melhor de todas - estaria lá, no final, ansiosamente me esperando, torcendo, porque não, aflita, diante tamanho o desafio.

E foi correndo que o objetivo foi cumprido e o menino sorriu satisfeito. #aisim, o sonho se tornou realizado.

Assim a corrida vai nos proporcionando alegrias por esse mundo afora, ora realizando os sonhos que tivemos ao longo de nossas vidas, ora nos proporcionando a celebração de acontecimentos memoráveis, que nos tornam homens mais felizes, heróis anônimos, parceiros de empreitadas.
IMG_0635
São momentos em que devemos celebrar a vida, aceitar o convite que ela nos oferece, brindar as conquistas e compartilhar cada minutinho do nosso pace aqui na terra. Num maravilhoso fim de semana no Rio de Janeiro, lá estava eu, fazendo isto tudo, ao lado da minha querida @patgomes1, parceira de primeira hora, companheira-mor dessa nova empreitada da vida.

2 comentários :

Pati Gomes disse...

Meu lindo,
Estava feliz por você estar realizando um sonho que tanto desejava. Por ver a sua expressão de cansaço e de satisfação ao terminar a prova. Fiquei aflita, claro, mas tinha certeza de que cumpriria a missão, com o maior sorriso de menino do mundo! Enfim, te ver feliz me fez feliz demais!
Parabéns pela prova, pela realização do sonho, pelo desafio cumprido!
E vamos compartilhar, celebrar, que o melhor da vida tá começando agora! E como nós sempre falamos: estamos juntos!
Beijos e te adoro demais!

Alessandro S Silva disse...

Nada como tornar um sonho realidade. Parabéns!!

Boas Corridas!!

Alessandro
http://blog42195.blogspot.com/